A afirmativa 1 está correta, conforme o Art. 1º, que estabelece os Juizados Especiais como órgãos da Justiça Ordinária para conciliação, processo, julgamento e execução. A afirmativa 2 está incorreta, pois o Art. 1º indica que os Juizados serão criados pela União, no Distrito Federal e nos Territórios, E pelos Estados, e não exclusivamente pela União. A afirmativa 3 está correta, de acordo com o Art. 2º, que lista os critérios de orientação do processo. A afirmativa 4 está incorreta, pois o Art. 2º estabelece que a conciliação ou transação deve ser buscada "sempre que possível", o que indica uma prioridade e não apenas uma opção.
Art. 1º Os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, órgãos da Justiça Ordinária, serão criados pela União, no Distrito Federal e nos Territórios, e pelos Estados, para conciliação, processo, julgamento e execução, nas causas de sua competência.
Art. 2º O processo orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possível, a conciliação ou a transação.